sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Dermatite Atópica


Dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea. É uma doença genética, inflamatória e crônica que pode acometer crianças a partir de 2 meses de idade e adultos.
Caracteriza-se por pele seca, erupções (eczema) que coçam e apresentam crostas (áreas espessas ou parecidas com couro) que podem vir a descamar, também pode ocorrer alterações na cor e vermelhidão. A coceira pode levar a lesões da pele pela unha, o que torna comum contaminação das feridas por bactérias ou fungos.
Os eczemas geralmente aparecem nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, em bebês também podem surgir no rosto (principalmente bochechas) e couro cabeludo.
São considerados fatores que aumenta o risco de desencadear crise: alergia a pólen, a mofo, a ácaros ou a animais; contato com materiais ásperos; exposição a irritantes ambientais, fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar, frio intenso, calor e transpiração; e certos alimentos.
O tratamento da dermatite atópica tem como objetivo o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. O tratamento inclui uso de hidratante específico para peles sensíveis (ex. Cetaphil, Fisiogel, Eurecin, Umiditá, etc) várias vezes ao dia, principalmente quando a pele estiver seca. Em certos casos, é necessário uso de anti-histamínico e pomada para uso tópico. OBS.: não use medicação (principalmente em criança) sem indicação médica!
Banhos quentes e longos devem ser evitados. O ideal é tomar ducha de morna para fria, pois a água quente resseca ainda mais a pele. Também deve-se usar sabonetes neutros preferencialmente sem fragrância e corante. É importante evitar uso de amaciante e utilizar sabão neutro de coco nas roupas.

Minha experiência

Tenho dermatite atópica diagnosticada há 6 anos. Infelizmente, meu bebê “puxou” essa doença de mim. No caso dele, foi diagnosticado por uma alergista que o trata faz uns 40 dias, e melhorou muito. Faço uso de hidratante no baby SEMPRE pós banho (noite) e pela manhã, e ajuda muito. Também tivemos que fazer uso de anti-histamínico.
Como começou no bebê? Inicialmente percebi que ele tinha a pele seca em algumas regiões, no rosto, pescoço, joelhos, pés e couro cabeludo. Conversei com a pediatra que me indicou uso de óleo para hidratar. Usei durante um bom tempo, mas não funcionava muito. E assim foi passando os meses, apenas com a pele ressecada, depois a pele seca começou a ficar com aspecto cada vez mais áspero e grosso e eu já fiquei com a pulga atrás da orelha, pois conheço muito bem um eczema (por experiência própria), comentei novamente com a pediatra, que me disse que se tratava de dermatite seborreica e que não deveria mais usar hidratante e sim lavar o rostinho várias vezes ao dia. Não me convenci, mas fiz conforme orientado, e o baby foi só piorando, e eu cada vez mais preocupada e ansiosa, porque via o bebê se coçando até arranhar sua pele frágil e sangrar (mesmo com as unhas bem aparadas) e aquilo me doía por dentro, vendo ele sofrer. Então, por conta (e instinto de que tinha algo a mais), marquei consulta com a minha alergista, que me trata há anos, ela é maravilhosa. E hoje consigo ver que fiz a coisa certa! Já na primeira consulta, ela avaliou o nenê e diagnosticou dermatite atópica, porém não o medicou, pois aplicou o Patch (teste) nas costas dele para os 5 alimentos que tem maior incidência de alergias, são eles: soja, leite, trigo, ovo (clara e gema). Ao retornar no consultório para análise do exame já foi constatada alergia a gema e clara do ovo. Fiquei muito feliz que não foi o leite pois até agora (9 meses) é o principal alimento do bebê. Mesmo tendo esse resultado, a médica ainda aplicou o Prick (teste) no braço com os mesmos alimentos, e foi confirmada a alergia a clara e gema de ovo. Então, finalmente tínhamos um diagnóstico e um tratamento adequado. Além do bebê não poder comer nada que vá ovo, naturalmente, mamãe que amamenta também não pode comer (tchau a pão caseiro, massas, salgados de padaria, panqueca, bolo, etc.), mas vale a penas quando você vê seu filho melhorando com o passar dos dias. É uma restrição gratificante.
Essa é minha história, está passando por algo parecido? Deixa um comentário para podermos trocar experiências! Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que venha 2019!

Olá galerinha linda!!!!! Voltando de férias, inspiradíssima e com ânimo total! Como vocês passaram o recesso de final de ano? Felizzzz 2...