sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Puerpério, quarentena ou blues

  
     Ao nascer do nosso tão querido e esperado filho nos batemos de frente a uma realidade completamente diferente do que esperamos. O parto, o bebê, a nova rotina, os hormônios mexem com nosso corpo, mente e alma de uma forma inexorável.
    Quem espera ficar hipersensível, insegura e até um tanto quanto melancólica após o momento mais feliz de sua vida, o nascimento do um filho??? É contraditório, é difícil, é novo, é feliz, é triste, é dramático e é cheio de culpa por não se sentir capaz ou feliz o tempo todo.
    Se descobrir mãe, é abrupto. Você se prepara 9 meses, pensa que está tudo pronto, organizado física e mentalmente, acha que será a melhor mãe do mundo, cheia de expectativas e teorias e quando se vê diante da realidade é um grande choque, fica cheia de dúvidas sobre sua capacidade como mãe, é muito confuso e enigmático.
    Bem, vamos ao que é de fato o puerpério, mais conhecido como quarentena e que em decorrência ocorre o baby blues: é o período pós-parto que abrange desde o dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher, depois da gravidez que pode durar 45 dias. Faz parte deste período alterações hormonais, físicas e emocionais, ausência de descanso e sono.
    É um período difícil? SIM! Não tem como negar. Vale a pena? CADA SEGUNDO. Não trocaria essa experiência por nada no mundo. Os primeiros dias, e meses são avassaladores e muito intensos e para mim foi um momento de autoconhecimento, de experimentações e muuuuuuita felicidade e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que venha 2019!

Olá galerinha linda!!!!! Voltando de férias, inspiradíssima e com ânimo total! Como vocês passaram o recesso de final de ano? Felizzzz 2...